Gelumac
Venda de peças 16 3931-1808 / 16 3519-3050

Dicas

Conversão / Transformação

Para realizar a conversão, utilizam-se os chamados kits de peças que são especificados para cada modelo de fogão. Nestes kits, as peças já estão dimensionadas para que o fogão funcione adequadamente com o Gás Natural. Jamais se deve colocar peças que não são específicas para aquele modelo ou fazer adaptações.

O Kit de Conversão para Fogão ou Cooktop, transforma o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP - gás de botijão) em Gás Natural (GN - gás natural), adaptando-o para sua residência. Acompanham o Kit: injetores, cames, anéis de retenção, selos de vedação, manípulos e queimadores. Exija sempre Peças Originais.

Verifique o tipo de gás antes de solicitar o serviço de instalação do produto.

Nestes casos, a instalação só poderá ser feita após a conversão do tipo de gás no equipamento.

*Imagem ilustrativa

*Imagem ilustrativa

*Não use benjamins, adaptadores, extensões ou ligações improvisadas, sob risco de curto-circuito ou incêndio.

*Sempre consulte o manual do produto.

Diferença de Gás GLP (gás liquefeito de petróleo) e GN (gás natural)

O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ou gás de cozinha, consiste numa mistura gasosa de hidrocarboneto obtido das reservas do sub-solo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias. O GLP é acondicionado dentro cilindros e de botijões de gás em estado líquido.

*Imagem ilustrativa

*Imagem ilustrativa

O GN (gás natural) é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, o GN é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura. Fornecido por uma rede de distribuição encanada.

*Imagem ilustrativa

Nichos para instalação de fornos ou micro-ondas

Tamanho do nicho:

Primeiro, você precisa ter certeza que o nicho é compatível com as medidas do forno / micro-ondas de embutir, esse é o ponto principal para uma boa instalação.

Essas especificações você encontra o manual do seu produto.

*Imagem ilustrativa

Deixe um “buraco” (com aproximadamente 6 centímetros de diâmetro) no nicho para o cabo de alimentação (energia) e mangueira do gás. (exemplo na imagem acima).

Sustentação:

O seu nicho tem que suportar tanto o peso, de mais ou menos 30kg, quanto a temperatura, de aproximadamente 180°C do forno para não ter nenhum problema futuro.

*Verifique a capacidade do produto que será adquirido.

Ligação elétrica:

A tomada da sua casa deve ser a “tripolar” e não se esqueça de verificar se a voltagem é compatível com a do seu forno / micro-ondas de embutir.

Importante:

Deixe sempre uma distância mínima – 5cm nas laterais e traseira e 5cm superior – nas laterais e fundo no nicho para um melhor funcionamento do seu forno. Distância mínima entre tubulação de gás e energia elétrica de 40 cm.

*Nunca utilize extensões / “benjamins” ou “T” para ligar o seu forno, isso pode causar até um incêndio!

*Sempre consulte o manual do produto.

Cooktoop de indução

Verifique manual e normas, pois para cada modelo pode ter especificações (alguns são necessário disjuntor individual, e rede elétrica de pelo menos 4 mm).

Cooktops de Indução requerem panelas magnéticas (sejam em aço, multicamada/fundo triplo ou ferro fundido). O Cooktop não funcionará com panelas de alumínio, vidro, barro, cerâmica, panelas com a base de cobre e pirex, por não serem de materiais magnéticos.

*Imagem ilustrativa

*Nunca use extensões / “benjamins” ou “T” para ligar o seu cooktop, isso pode causar até um incêndio.

*Sempre consulte o manual do produto.

Lava louças:

Instalação (elétrica):

Sua lava-louças vem de fábrica com plugue tripolar, que atende ao novo padrão brasileiro de plugues e deve ser conectado a uma tomada do novo padrão de 20 A. Utilize uma tomada tripolar exclusiva e em perfeito estado para ligar a lava-louças. Verifique se a tensão (voltagem 127 ou 220) de alimentação indicada na etiqueta do cabo de força da lava-louças é a mesma da tomada onde ela será ligada (127 ou 220 V).

Instalação (hidráulica):

Instalação (hidráulica):

Recomenda-se que haja uma torneira exclusiva para a entrada de água na lava-louças. Na sua falta, você pode conectar a mangueira na torneira da pia ou do tanque com rosca de 3/4 de polegada. Para escoamento da água deve haver um cano de saída próximo à lava-louças, com diâmetro de 5 cm (2 polegadas), em uma altura máxima de 19 cm.

IMPORTANTE:

Se a mangueira de drenagem ficar em posição mais alta que 19 cm, a água usada poderá voltar para dentro da lava-louças, não permitindo o escoamento e comprometendo a qualidade da lavagem.

A instalação deve ser feita em local onde não haja exposição aos raios solares ou chuva, em uma superfície plana e nivelada, para que fique com todos os pés apoiados, evitando trepidações, ruídos ou vazamentos. O produto não deve ser colocado sobre carpetes. Não recomendamos a instalação da lava-louças sobre suportes de parede que podem não atender às condições adequadas, pois este tipo de instalação pode danificar a sua lava-louças.

*Imagem ilustrativa

*Não use benjamins, adaptadores, extensões ou ligações improvisadas, sob risco de curto-circuito ou incêndio.

*Sempre consulte o manual do produto.

B. Blend (máquina de bebidas):

Instalação B.Blend:

Requisitos:

1 ponto de água com uma conexão de rosca de ½ polegada até 1, m de distância da máquina. A máquina também poderá ser instalada na torneira.

1 ponto de energia até 1 m de distância da máquina.

Ponto de uso. Considere as seguintes distâncias mínimas para garantir uma circulação de ar adequada e facilitar a troca do refil (filtro) de água e do cilindro de gás CO2 : • 40 cm do lado esquerdo • 20 cm do lado direito • 6 cm no fundo • 6 cm no topo Desta forma, você garantirá o bom desempenho do seu produto e impedirá que seus componentes encostem em paredes, outros produtos ou móveis, evitando ruídos desagradáveis ou baixa performance.

Apoio: pias, mesas, balcões, “francesas” que suportem pelo menos 35 kg.

*Imagem ilustrativa

*Não use “benjamins”, adaptadores, extensões ou ligações improvisadas, sob risco de curto-circuito ou incêndio.

*Sempre consulte o manual do produto.

Coifas e depuradores de ar:

Certifique-se que a distância entre o teto e os queimadores da mesa do fogão/ cooktop esteja dentro da faixa para a qual a coifa foi projetada: distância máxima de 151 cm e mínima, de 134 cm. Valores com base na distância mínima de 65 cm entre o fogão/cooktop e a coifa, em distâncias diferentes deve-se reavaliar esses limites de acordo com os valores máximo e mínimo da coifa.

O kit de instalação do modo de Exaustão, bem como o tubo de ventilação, não serão fornecidos gratuitamente, podendo ser adquiridos na Rede de Serviços Brastemp. Solicite no momento do pedido de instalação.

Importante:

Tomada próximo a coifa.

Duto (condutor) necessita já estar “furado”.

*Imagem ilustrativa

*Imagem ilustrativa

*Não use “benjamins”, adaptadores, extensões ou ligações improvisadas, sob risco de curto-circuito ou incêndio.

*Sempre consulte o manual do produto.

Ar condicionado:

Evite locais onde a circulação do ar possa ser obstruída ou dificultada por cortinas, móveis ou divisórias. • Onde não haja um obstáculo perto da saída de ar, para que o ar possa se espalhar facilmente por todo o ambiente.

  • Onde se possam providenciar facilmente a tubulação e os orifícios na parede.
  • Mantenha a distância mínima necessária do teto, da parede, de obstáculos e do chão.
  • Onde o filtro de ar possa ser retirado facilmente para a limpeza.
  • Instale e mantenha a unidade interna e o controle remoto a pelo menos 1 m do televisor, do rádio, etc.
  • Instale a unidade interna o mais afastado possível (1 m ou mais) de lâmpadas fluorescentes, evitando que o relé ou o espectro da lâmpada provoque interferências na unidade.
  • Não coloque nada próximo à entrada e saída de ar que possa obstruí-la, pois isto pode reduzir a performance do produto.
  • Num local que possa suportar o seu peso e que não aumente o ruído e as vibrações de funcionamento.

Importante:

Rede elétrica – 220 v.

Disjuntor independente.

*Imagem ilustrativa

*Não use “benjamins”, adaptadores, extensões ou ligações improvisadas, sob risco de curto-circuito ou incêndio.

*Sempre consulte o manual do produto.

Custo para Instalação de produtos novos:

Através do manual, verifique se a instalação do produto será cobrada ou não.

Em casos de dúvidas, ligue para o fabricante:

Consul: 3003-0777 / 0800-970-0777

Brastemp: 3004-2290

Kitchnaid: 4004-1759 / 0800-722-1759